página inicial / informa / Slow Market.Beauty #4 Floripa

Slow Market.Beauty #4 Floripa

Primeira edição em Florianópolis/SC, do único evento no Brasil voltado para beleza natural, orgânica, vegana e cruelty free.

Depois de três edições em São Paulo, o Slow Market.Beauty desembarcou em Florianópolis de 06 a 08 de março de 2020, no Multi Open Shopping, oferecendo três dias de muito conteúdo, experiências e conhecimento sobre beleza natural, orgânica, vegana e cruelty free.

O evento, com entrada gratuita, foi dedicado a varejistas, atacadistas, profissionais de beleza e estética, consumidores e amantes da beleza em geral com interesse em entender melhor sobre transição de cosméticos, tendências de mercado, reciclagem, parcerias e negócios.

O Slow Market.Beauty #4 Floripa conseguiu reunir os principais movimentos da cidade que atuam em sustentabilidade, reciclagem e empreendedorismo consciente: Vereador Marcos José de Abreu (PSOL), conhecido como Marquito, Sistema B, Nicole Berndt da Casa Sem Lixo e Mercado Sem Lixo, Meu Copo Eco, Carbon Free Floripa, Green Thinking Project e Juventude Lixo Zero foram alguns dos nomes na agenda de talks desta edição.

 

O Slow Market.Beauty #4 Floripa conseguiu reunir os principais movimentos da cidade que atuam em sustentabilidade, reciclagem e empreendedorismo consciente.

 

 

Florianópolis foi especialmente escolhida para sediar a quarta edição do Slow Market. Beauty, pois vai ao encontro da filosofia do evento. Com o PL 17538/2018, que institui e define a zona livre e totalmente isenta da aplicação e do armazenamento de agrotóxicos, a cidade se torna a primeira zona livre de agrotóxicos do Brasil.

Com o Programa Florianópolis Lixo Zero, é também a primeira cidade brasileira a formalizar o compromisso Lixo Zero, com metas de desviar 60% dos resíduos secos e 90% dos orgânicos, enviados a aterro sanitário até 2030, além da promoção da educação ambiental continuada e inclusão social de catadores e grupos sociais envolvidos com o tema; altos índices de desenvolvimento na cidade e berço de eventos, ativações e feiras para o público vegano e consumidores de orgânicos.

 

“Nosso foco é o ativismo de conscientização e sustentabilidade por meio da beleza. Com soluções e conhecimento na área de beleza, queremos contribuir para a meta Florianópolis Lixo Zero”, explica Melissa Volk, idealizadora do Slow Market Brasil.”

 

O movimento da beleza consciente surgiu nos Estados Unidos, trazendo uma nova forma de enxergar e cuidar da beleza de forma a beneficiar a saúde, a diversidade e individualidade e também a natureza. Ele ressalta a apreciação da beleza natural e real de cada um, a redução do uso de substâncias químicas e a introdução de ativos mais naturais no corpo, além de mais economia e menos desperdício.

O mercado de produtos conscientes é um dos que mais crescem no Brasil e no mundo. De acordo com o estudo Global Consumer Trends 2019, o consumo responsável e a redução de plástico são duas das principais tendências de aquisições para as próximas décadas. Segundo o relatório da Grand View Research, divulgado em 2018, o mercado de cosméticos naturais e orgânicos irá movimentar 25,11 bilhões de dólares até 2025. No Brasil, o setor já movimenta aproximadamente 3 bilhões de reais, com potencial de crescimento de 20% ao ano.

 

O mercado de produtos conscientes é um dos que mais crescem no Brasil e no mundo. No Brasil, o setor já movimenta aproximadamente 3 bilhões de reais, com potencial de crescimento de 20% ao ano.

 

Dentro desse conceito, o mercado de marcas conscientes trouxeram não apenas marcas locais, mas vindas de São Paulo e Rio de Janeiro tanto para consumidor final como para uso profissional. Esse foi um grande diferencial do evento, já que veio em parceria e apoio da esteticista e terapeuta facial Dy Belmonte e do Meu Salão Floripa, localizado no próprio Multi Open Shopping.

 

 

Segue a relação de marcas que estiveram no Slow Market.Beauty #4 Floripa para pesquisar e se inspirar:

Afrikkana, Aromaria, Alva Brasil, Aromastick, ARUC Cosméticos Naturais, Benecos, Biouté, Choix Cosméticos, Elemento Mineral, Feito Alma, Florais Essências da Terra, Floresce Alquimias, Fora da Terra, Goodessence, Harmonia Natural SC, Inciclo, Kur Cosméticos e SPA, La Vertuan, Lafe’s, Madreselva, Natucera, Previa Haircare, Sathya, SerTão Bom Saboaria, Soul Soap, Souly Beauty, TAG Saboaria Natural, Terra Flor Aromaterapia, The Humble Co., Today Natural Cosmetic, Urtekram, You & Oil, YVY Brasil e Pão da Madre.

Além do mercado de cosméticos orgânicos, naturais, veganos e cruelty free, O Slow Market.Beauty #4 Floripa trouxe marcas conscientes para limpeza de casa e pets e muitos talks, aulas, experiências sensoriais, rituais e coletores para descarte de cosméticos e maquiagens localizados em frente ao Meu Salão.

Em todas as edições, Melissa Volk convida uma pessoa muito especial para fazer uma meditação e uma corrente vibratória com os expositores, produtores e fornecedores do evento, antes de abrir ao público. Em Floripa, tivemos a honra de termos a mentora em autocura e espiritualidade, Carolina Young. Foi lindo, forte e emocionante.

Maju Canzi, nossa astróloga preferida que nos ajudou a escolher a data de lançamento no novo portal treze:vinte:hub, trouxe o tema “Astrologia e Bem-Estar. Para onde os movimentos planetários apontam nossa evolução coletiva”. Dy Belmonte ensinou um ritual completo de  limpeza da pele à maquiagem para fazer em casa. Diego Américo, beauty artist e também colaborador de nossa nova plataforma, encerrou as atividades com uma maquiagem sustentável para editoriais e desfies de moda, ao vivo, na linda modelo Maria Munarini – aka @oumaryjane .

 

 

Parte da venda de todo o evento foi revertida para 2 projetos sociais da cidade.

 

Outra novidade foi a comercialização de produtos personalizados e exclusivos, com verba revertida para projetos de inclusão na cidade. Na compra de uma garrafa térmica feita em parceria com a B’Kind, parte da renda foi destinada à ASSF-Associação Surf Sem Fronteiras, assim como a Bolsa Slow Market.Beauty confeccionada em resíduo têxtil pela marca Funcionárias de Joinville/SC, que teve parte da venda revertida para o Programa Doutores da Beleza no Âmbito Social, da Univali.

A Associação Surf Sem Fronteiras – ASSF foi fundada em 2019 para promover a inclusão social de pessoas com deficiência, por meio do surf e do contato com a natureza. Já o Projeto Doutores da Beleza no Âmbito Social teve início em 2012, com cursos profissionalizantes na área da beleza para mulheres de comunidades que vivem em situação de vulnerabilidade, com objetivo de qualificação profissional, geração de renda, inclusão social, autonomia e fortalecimento da autoestima.

 

O evento é sempre uma oportunidade única para consumidores, profissionais do setor, investidores e varejistas conhecerem e testarem produtos, conversar com os produtores e ampliar seu conhecimento e negócios.

 

“O Slow Market.Beauty é hoje o braço mais importante do Slow Market Brasil, atendendo à crescente demanda neste momento onde a beleza consciente e beleza limpa são o tema da vez. Viramos referência pois falamos com os diversos públicos envolvidos no desenvolvimento desta indústria em nosso país. Nosso papel é apresentar informação, oportunidades, consultoria, dados e soluções para negócios que já atuam neste segmento e para as que estão querendo se aprofundar e entender mais para ingressar nesse universo de forma correta”, finaliza Melissa Volk.

O evento aconteceu no último final de semana antes do lockdown global causado pela pandemia do Covid-19, sendo também a última edição presencial de um evento organizado e promovido pelo Slow Market Brasil. O que além de trazer lembranças deliciosas dos sorrisos, abraços, toques das experiências sensoriais e de encontro de gente, marcas e propósitos lindos, trouxe o impulso para promover e enaltecer tudo isso em um novo formato: o digital, ampliando o alcance deste movimento tão importante para nossa sociedade e o lançamento de um novo portal de informação, educação e negócios em beleza consciente, saúde integrativa e bem-estar: o 13:20: HUB, ou treze:vinte:hub.

Separamos algumas fotos deliciosas para relembrar. Muuuuito obrigada e até a próxima!

 

Conheça as Marcas

Desodorante cristal Alva

Compartilhe

13:20:NEWS
NO SEU E-MAIL

Entre em contato com o 13:20:HUB

Inscreva-se e receba novidades!