página inicial / informa / Cores e texturas para fugir do óbvio: conheça Julia Tartari e a sua marca MoNA Cosmetics

Cores e texturas para fugir do óbvio: conheça Julia Tartari e a sua marca MoNA Cosmetics

Julia Tartari é criadora da marca de maquiagem vegana e super divertida MoNA Cosmetics

Criativa, prática e divertida. É assim que a maquiadora Julia Tartari acredita que a beleza deve ser. À frente da MoNA Cosmetics, ela expressa essas três características na forma de produtos com pigmentação intensa e variedade de texturas. Com a marca, Julia abre um universo de possibilidades para colorir o rosto e propõe um estilo de maquiagem em constante ressignificação.

Formada em Comunicação de Moda pelo Instituto Europeu de Design de Roma, cidade onde morou por três anos, Julia trabalhou com styling e figurino para o mercado audiovisual no Rio de Janeiro. Em 2016, já vivendo em São Paulo, cursou a Escola Liceu de Maquiagem e migrou da moda para a beleza. A mudança de área trouxe uma curiosidade pela pesquisa de pigmentos, texturas e cuidados com a pele. Não demorou muito até Julia decidir criar o próprio material de trabalho.

Para se aventurar no desenvolvimento de produtos, Julia estudou cosmetologia natural e fez inúmeros testes na própria pele. A influência do design e o interesse espontâneo por processos artesanais levaram Julia até onde ela queria chegar: em uma marca de maquiagem com produtos coloridos, acessíveis, sustentáveis, veganos e multifuncionais. 

Em 2018, a MoNA não só ganhou as ruas, mas também as passarelas. Julia assinou a beleza do desfile da marca ÃO na São Paulo Fashion Week e criou o primeiro kit da sua marca inspirado na paleta de cores da coleção. Hoje, são mais de 15 kits disponíveis no site da MoNA, que, inclusive, podem ser customizados. Os produtos também são vendidos por unidade, com uma versatilidade de texturas em creme, gel e líquido. O conjunto de cores vibrantes forma um espetáculo à parte.

As maquiagens da MoNA são feitas a partir de diferentes combinações entre manteigas e óleos vegetais com pigmentos vegetais e minerais. As fórmulas naturais permitem aplicação dos produtos em todas as áreas do rosto. Um gloss funciona como sombra e um blush pode colorir os lábios ou qualquer outra parte que a pessoa quiser. É essa liberdade que proporciona resultados estéticos muito diversos e experimentações ousadas.

 

Do processo criativo à desconstrução de padrões

As próprias matérias-primas inspiram Julia no processo criativo. Mas ela mesma diz que as referências podem estar presentes em qualquer situação cotidiana, de encontros com amigos até os acasos da vida. “É como um quebra-cabeças que vai se formando das pequenas coisas que a gente vê acontecer no dia a dia.” Quando é questionada sobre inspiração, Julia costuma se lembrar do músico Frank Zappa, que dizia ser influenciado até pelas coisas que não gostava.

No papel de empreendedora, uma marca específica chamava a atenção de Julia quando ela estava no começo da MoNA. “Eu me inspirava na forma como a Lush funciona. Em todas as cidades que a empresa abre uma loja, também tem uma fábrica, valorizando a produção manual.” Julia também gosta do modo como a marca trabalha as texturas dos produtos, tanto líquidos como sólidos.

Depois de quase seis anos no mercado, a MoNA está com uma identidade formada, que carrega muito de quem Julia é. O nome da marca, expressão pajubá que significa mulher, remete a um apelido pelo qual Julia começou a ser chamada depois de uma noitada com as amigas em 2012. 

Agora, se alguém chamar por MoNA, Julia sabe que estão falando da sua marca de maquiagens. Mas ela também não se esquece de que os produtos materializam uma vontade antiga dela de mudar a percepção das pessoas sobre a função da maquiagem. “Quero desconstruir a ideia de maquiagem como ferramenta de correção, de aperfeiçoamento e de uma beleza padrão.” 

Esse desejo não é mais só da Julia. Ela já conquistou uma comunidade de pessoas que usa os produtos da marca para questionar regras com propostas visuais surpreendentes. A MoNA faz da beleza livre uma grande obra de arte pintada com pincéis de maquiagem. 

 

::
MoNA Cosmetics é marca confirmada no Mercado 13:20:HUB 

Encontro Lixo Zero 2022
10 de junho (sexta-feira)  – 11h às 21h
11 de junho (sábado) – 11h às 19h
Unibes Cultural, São Paulo

Clique aqui para conferir a programação completa do evento e fazer a sua inscrição gratuita!

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram
13:20:NEWS
NO SEU E-MAIL

    © 2022 13:20:HUB | Todos os direitos reservados

    Assine nossa Newsletter

      Fale com o 13:20:HUB

      Entre em contato com o 13:20:HUB

        COMO VOCÊ SE IDENTIFICA: