página inicial / informa / Ayurveda: autoconhecimento, saúde, bem-estar e longevidade

Ayurveda: autoconhecimento, saúde, bem-estar e longevidade

Ayurveda, beleza, bem-estar e autoconhecimento

Os conhecimentos milenares do Ayurveda nos ajudam no autoconhecimento, saúde e bem-estar.

 

Estudo Ayurveda há muitos anos. Sempre me interessei em aprender pelo menos um pouquinho sobre essa sabedoria milenar que se originou na Índia há mais de 5 mil anos. Mas entender o que, de fato, é Ayurveda – vida – me levou bastante tempo. E continua sendo um caminho de descobertas e insights maravilhosos.

 

Em 2018, quando lancei o então chamado Slow Market.Beauty (o primeiro evento de beleza consciente do país), conheci a Michelle Nataraj, terapeuta ayurveda certificada na Índia. Na edição seguinte, lá estava ela palestrando sobre “Beleza Ayurveda”. Rituais, acessórios, ingredientes inusitados à cultura ocidental urbana, o tema permaneceu nas próximas edições, até que o assunto tomou corpo no Brasil.

 

E foi ali, no início da pandemia, aproximadamente em novembro de 2020, que peguei o tal vírus e fiquei em recuperação em casa. Michelle me apresentou à Fabiana Mandryk  e tivemos longos papos, reuniões – online – e consultas ayurvédicas. Mergulhei mais profundamente no tema, me apaixonei ainda mais por ele.  Já conhecia e acompanhava o vd. Matheus Macêdo do Vida Veda e maratonei uma série dele de 7 episódios no YouTube sobre a essência e fundamentos básicos do Ayurveda (recomendo!!!). O jeito dele falar, explicar, trazer de forma tão natural, quase óbvia (ou óbvia!!!), prática, energética e tão possível, que ali mil fichas caíram. Além de assisti-lo, que é sempre um prazer! Ele é um show à parte, convenhamos.

 

E recomendo assistir o início de tudo mesmo, a essência do Ayurveda antes de ir para receitas e rituais. Tudo vai fazer sentido e será bem mais fácil aderir a práticas em sua vida. Foi assim comigo. Estudar, entender para fazer sentido e escolher com consciência.

 

E a base do Ayurveda é isso: fazer escolhas mais conscientes, nos conhecendo melhor, nos entendendo melhor. Assim, alguns rituais tão estranhos passam a fazer parte organicamente de nosso dia-dia e adaptamos tantos outros à nossa realidade.

 

Ayurveda é autoconhecimento na prática. Nada é só teórico. Ayurveda é prática aplicada.  

 

Ayu significa “vida” em sânscrito – como já sabemos – e se baseia no entendimento dos 4 elementos da vida: corpo físico, órgãos do sentido, Sattva – capacidade cognitiva, mente – e Átma, que se refere àquilo que não pode ser visto, aquilo que você é.

 

Ayurveda se baseia na crença de que saúde, bem-estar e longevidade dependem de um delicado equilíbrio entre mente, corpo e espírito. E do entendimento de que esse “equilíbrio” está sempre em mutação, porque tudo muda o tempo inteiro. Nada é estático e eterno. Significa, acima de tudo, estar atento ao seu corpo, emoções, entorno. É estar no momento presente. É ter autoconhecimento para entender o que te faz bem e o que não e a se adaptar às mais diversas mudanças que acontecem constantemente em nossa vida. É entender que tudo está relacionado e gera um impacto, uma resposta, uma reação.

 

Não vou me aprofundar aqui sobre os 3 Doshas, Prakruti, Vikruti, Sattva, Rajas e Tamas. Deixo esta explicação para o Matheus mesmo. Mas trago algo bem prático, que é o começo de tudo: o autoconhecimento. Já que estamos em um site de beleza consciente e bem-estar, no autoconhecimento você saberá escolher os produtos e rituais certos para você.

 

 

Ayurveda é autoconhecimento. É saber o que te faz bem e o que te faz mal.

 

A beleza, a saúde, bem-estar e longevidade não estão em uma poção, um suplemento ou em uma pílula mágica. É uma combinação infinita de fatores. Todo mundo é bonito à sua maneira, sem comparativos ou padrões. Você é um ser único, com um organismo único, tem hábitos, gostos, vive em um lugar específico.

 

Então o primeiro passo para aplicar o Ayurveda em seu dia-dia é se conhecer. Você, você, você e você. Se olhe, se toque, se sinta, se observe. Além de suas preferências e gostos pessoais, perceba o que acontece com seu corpo físico e mental de acordo com o que consome e se nutre – seja pela boca ou pela pele. E vá eliminando aquilo que você já sabe que não te faz bem e pesquise substituições adequadas ao seu organismo.

 

Comece a observar porque sua saúde não está boa hoje. Vai na raiz do problema para “equilibrar” o desequilíbrio. E isso ninguém pode fazer por você. Não dá pra terceirizar o autoconhecimento. Como está a sua relação com os 4 pilares da saúde?

/ Alimentação (pela boca e pela pele)

/ Sono

/ Movimento

/ Silêncio

 

Anote, crie um diário ou, simplesmente, se observe. De manhã estamos de um jeito, à tarde de outro, à noite de outro. No frio de outro, no calor, no verão, no inverno, na primavera. Na infância, adolescência, vida adulta, idosa. Mudamos ao longo da vida, das estações e ao longo do dia mesmo. Ao longo do ciclo menstrual, de acordo com nossos relacionamentos. Estamos sempre mudando.  A vida é um fluxo dinâmico e o corpo tem que acompanhar esse fluxo dinâmico.

 

 

Você não é o que você come. Você é o que você absorve e digere. Intoxicou? Inflamou? Elimine. E não estou falando apenas de comida e cosméticos.

 

Se o corpo não digerir algo direito – pode ser um creme, um desodorante, uma ideia, um conceito, uma pessoa, um alimento – isso vai intoxicar o seu corpo.

 

O que nos intoxica e nos inflama é porque não conseguimos digerir ou assimilar em nosso organismo – físico e mental. E por isso falamos tanto em dietas anti-inflamatórias e ingredientes atóxicos através da beleza limpa e natural. E em pessoas, processos, ambientes, trabalhos tóxicos. Elimine! Só você tem esse poder. E você tem.

Para qualquer processo tóxico e inflamatório, temos que parar o problema. Para parar o problema precisamos observar o que consumimos e o que isso gera em nós. O corpo nos fala o tempo todo. Basta pararmos para escutá-lo.

 

Como o 13:20:HUB pode ajudar

 

Nosso trabalho é pesquisar, conhecer e conectar pessoas, produtos, lugares. Basta colocar na lupinha (ferramenta de busca do site) a palavra “ayurveda”, você vai encontrar profissionais, marcas e lugares que estão conectadas ao tema. Entre em contato, peça ajuda e orientações e boa jornada rumo ao autoconhecimento e a escolhas para alcançar o bem-estar, suas metas e sonhos. Boa jornada!

Conheça as Marcas

Hystera Beleza e Bem-Estar

Compartilhe

13:20:NEWS
NO SEU E-MAIL

Entre em contato com o 13:20:HUB

Inscreva-se e receba novidades!