página inicial / informa / Dezembro Laranja : “Não espere até sentir na pele”

Dezembro Laranja : “Não espere até sentir na pele”

protetor solar físico mineral natural

Conheça a campanha que reforça cuidados contra o câncer de pele.

 

A campanha Dezembro Laranja foi criada em 2014 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). A ação faz parte da Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele, o tipo de câncer mais frequente no Brasil.

Maior órgão do corpo humano, a pele tem diversas funções, sendo uma delas a de proteger o organismo de adversidades e agressões externas, como desidratação, vírus, bactérias, lesões e danos causados por fatores ambientais. Sabemos também que a pele reflete nossa alimentação, sono, emoções. Mas esse é assunto para outro post, porque nosso foco hoje é alertar para a proteção solar.

No Brasil, aproximadamente 30% dos tipos de cânceres registrados, são câncer de pele. Um número significativo que merece a nossa atenção e ação! Pela sua importância, o 13:20:HUB traz para você informações básicas mas fundamentais, assim como produtos seguros de proteção solar para você pesquisar e adquirir com descontos super especiais.

 

[ Câncer de Pele – o que é e como evitar ]

O câncer de pele aparece quando as células que compõem o órgão crescem de forma anormal e desordenada, principalmente devido ao efeito cumulativo causado por longas exposições ao sol sem a proteção adequada, fazendo com que os raios solares UVA e UVB a danifiquem, lesionando a barreira natural da pele.

A estrutura da pele é formada por 3 camadas (epiderme, derme e hipoderme) que, por sua vez, apresentam sub-camadas ou estratos. De acordo com as camadas que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer:

 

– Não melanoma (carcinomas basocelulares e espinocelulares):

É o mais frequente, representando cerca de 97% dos casos no mundo. É menos agressivo e tem altas probabilidades de cura quando descoberto no início.

 

– Melanoma:

Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é um dos mais agressivos de todos os tumores malignos, pois costuma se disseminar rapidamente para outros órgãos. Está associado a histórico familiar como grande fator de risco.

 

[ Fatores de risco ]

– exposição prolongada e repetida ao sol na infância e adolescência sem proteção correta;
– exposição frequente ao sol sem proteção adequada;
– pele clara;
– histórico familiar de câncer de pele.

 

[ Sintomas ]

O câncer da pele pode se assemelhar a pintas, eczemas ou outras lesões benignas. Assim, conhecer bem a pele e saber em quais regiões existem pintas, faz toda a diferença na hora de detectar qualquer irregularidade. Somente um exame clínico feito por um médico especializado ou uma biópsia podem diagnosticar o câncer da pele, mas é importante estar sempre atento aos seguintes sintomas:

– lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente;
– pinta preta ou castanha que muda de cor, textura, irregular nas bordas e cresce de tamanho;
– mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

 

[ Prevenção ]

– evite exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h;
– evite a exposição solar direta próximo do meio-dia, principalmente no verão;
– use sempre proteção solar adequada a seu biotipo, permanência e atividade sob o sol, reaplicando na frequência indicada pela dermatologista;
– use bonés, chapéus, óculos escuros, roupas com proteção UV e aproveite o conforto de sombras.

 

[ Diagnóstico Precoce ]

Seu corpo dá sinais. Mas “Não espere até sentir na pele” como provoca o tema da campanha Dezembro Laranja deste ano.

O câncer de pele tem cura quando é diagnosticado no início. Estatísticas apontam que a doença tem mais de 90% de chance de cura se descoberta no início. Portanto, fique atenta/o à sua pele. Se olhe, se observe e na menor dúvida, procure sua/seu dermatologista, que é a/o profissional que irá reconhecer sinais suspeitos e adotar a conduta ideal para cuidar de sua pele.

Nós indicamos as dermatologistas Dra Luiza Archer e a Dra Patricia Silveira, 2 profissionais incríveis, que colaboraram com muitas informações para o desenvolvimento desta série dedicada à proteção solar física, natural e mineral (leia aqui o primeiro artigo da série “Proteção Solar – Saiba como escolher a ideal pra você”).

Elas lançaram o primeiro curso online sobre dermatologia natural que é muito útil não apenas para profissionais do setor de beleza, estética, cosmetologia mas formuladores e donos de marcas de beleza e até simples amantes da beleza limpa. O curso está com desconto de 15% usando o cupom DERMATONATURAL15 até 31 de dezembro.

 

[ Marcas e protetores solares físicos para ter sempre na bolsa ]

Depois de muitos testes e pesquisas, selecionamos marcas e produtos para nos ajudar nesta campanha pró saúde solar! Agora é a sua vez.

As resenhas te ajudam a entender qual o protetor ideal para você e sua família. Se você é lojista e procura ampliar seu portfólio, também é uma ótima forma de começar. São todos incríveis e negociamos descontos super bacanas pra começar o Verão sem preocupação.

Pesquise e aproveite!

Conheça as Marcas

Compartilhe

13:20:NEWS
NO SEU E-MAIL

Entre em contato com o 13:20:HUB

Inscreva-se e receba novidades!