página inicial / informa / Bem-estar e qualidade de vida: conheça estabelecimentos que promovem experiências inspiradoras

Bem-estar e qualidade de vida: conheça estabelecimentos que promovem experiências inspiradoras

Em uma sociedade pautada pelo excesso de atividades e informações, parar se tornou um luxo. Mas, talvez, esse seja o luxo do qual mais precisamos. Estamos percebendo que não há nada mais importante do que integrar bem-estar e qualidade de vida à rotina cotidiana. E o que não faltam são negócios nascendo nos centros mais movimentados do mundo para oferecer uma ajuda na busca pelo equilíbrio.

 

Como está o mercado de bem-estar e qualidade de vida

O mercado de bem-estar não está apenas crescendo, mas também ficando mais amplo. Há alguns anos, acreditávamos que exercícios físicos e alimentação saudável formavam uma fórmula para a longevidade. Ambos seguem importantes, é claro, só que a nossa percepção em relação à saúde mudou. Estamos nos importando com outros elementos – mente, emoções, espiritualidade – que também fazem parte do complexo quebra-cabeças do bem-estar.

Como reflexo desse novo olhar para a saúde, aumenta o interesse por produtos, serviços e experiências que sejam capazes de oferecer doses generosas de bem-estar e qualidade de vida em meio ao dia a dia atribulado. Segundo um levantamento da McKinsey & Company feito em 6 países, 79% das pessoas acreditam que o bem-estar é importante e 42% o consideram uma grande prioridade. No Brasil, esse último índice chega a 75%. 

De acordo com o mesmo estudo, o mercado global de bem-estar já alcança a cifra de $1,5 trilhão e cresce entre 5% e 10% por ano. Esses dados representam um campo vasto de oportunidades para negócios com potencial para se inserir no segmento, de forma direta ou não. Além dos clássicos spas, também há espaço para oferecer experiências de bem-estar em outros tipos de estabelecimentos, como hotéis, restaurantes, academias e até mesmo coworkings. Só não pode faltar inovação, afinal, ninguém quer mais do mesmo.  

Se transitarmos um pouco pelas novidades do mercado, encontramos muitas experiências contemporâneas de bem-estar que resgatam hábitos ancestrais, além de uma forte ligação com a natureza. A tecnologia até pode entrar como uma aliada, muitas vezes indispensável, mas não assume protagonismo. Em diversos estabelecimentos, a proposta é justamente desconectar. 

Reunimos a seguir alguns exemplos de negócios que sabem como promover bem-estar em diferentes áreas de atuação. As propostas são bastante variadas, como você vai ver, mas existe um ponto em comum entre todas: as sensações agradáveis que despertam. 

 

6 estabelecimentos que apostam em experiências de bem-estar

De Londres a Curitiba, passando por Nova Iorque e pelo litoral de São Paulo. Nossa relação de estabelecimentos inspiradores mostra que as pessoas estão abertas a investir em bem-estar e qualidade de vida nos grandes centros urbanos, mas também não descartam a possibilidade de dar uma escapada para lugares mais sossegados. 

Botanique Oasis Curitiba
Botanique Oásis, em Curitiba (Reprodução)

Botanique Oásis: uma experiência sensorial

Passar um tempo no Botanique Oásis, em Curitiba, é como um carinho para os sentidos. O espaço nasceu de uma parceria entre o Negrita Bar e a Borealis & Australis Plantas, que se uniram em uma casa cheia de cores e aconchego. As pessoas encontram por lá uma fusão entre cafeteria, bar e loja de plantas – praticamente o combo perfeito para apreciar a vida.

 

Manacá: em sintonia com a floresta

No litoral norte de São Paulo, a 200 metros do mar e rodeado pela Mata Atlântica, o Manacá é um verdadeiro refúgio de bem-estar. Para chegar ao estabelecimento, as pessoas devem estacionar os carros algumas ruas antes, pegar uma van e atravessar uma passarela suspensa. Tudo isso faz parte da experiência e garante a preservação da floresta.

Aberto desde 1988, o Manacá se tornou referência em muitos quesitos: gastronomia, serviço e ocupação de áreas com vegetação nativa. Um lugar pensado para desfrutar da natureza e de uma boa comida. 

 

Aire: casa de banho moderna

Em Chiago, Illinois, a Aire oferece uma experiência de bem-estar que remete a práticas antigas de autocuidado tradicionais em muitos países, como Japão, Turquia, Grécia e Finlândia. São as casas de banho, que ganham uma proposta atualizada enquanto mantêm a mesma essência de ambientes restaurativos. 

Inspirada nas tradições otamana, grega e romana, as instalações da Aire ficam no prédio de uma antiga fábrica, construída em 1902. Entrar no espaço é como realmente fazer uma viagem no tempo, tanto pela proposta das experiências quanto pela arquitetura com tijolos expostos, colunas industriais e vigas de madeira. Além de banhos em diferentes temperaturas, a Aire também conta com tratamentos diversos – alguns, no mínimo, peculiares. É possível, por exemplo, submergir o corpo em um antigo poço veneziano com vinho tempranillo e, ao mesmo tempo, receber uma massagem craniofacial.

Primary, escritório compartilhado em Nova Iorque
Primary, escritório compartilhado em Nova Iorque (Reprodução)

Primary: bem-estar em um escritório compartilhado

“Você trabalha melhor quando se sente bem.” Basta se deparar com o slogan do Primary para entender o propósito do estabelecimento. Esse espaço de coworking, que está localizado bem no centro de Nova Iorque, tem o objetivo de oferecer um ambiente propício para as pessoas conseguirem prosperar profissionalmente com conforto, clareza mental, consciência e foco. 

Os espaços do Primary priorizam uma estética leve e simples, que expõe detalhes da estrutura original do prédio e destaca o aspecto natural dos materiais. Há vegetação por todos os lados, com plantas e flores frescas. Mas a experiência de bem-estar não se limita ao design – um calendário de atividades inclui aulas de yoga, treinos de força e pilates.

 

Pure Barre: exercícios por uma nova perspectiva

Com mais de 500 unidades distribuídas pela América do Norte, a Pure Barre captou as mudanças na relação das pessoas com o bem-estar e trouxe para o mercado um conceito de exercícios físicos que associa benefícios do yoga, ballet e pilates. 

Os treinos são rápidos – no máximo 50 minutos – e trabalham o corpo com movimentos de baixo impacto que utilizam a barra do ballet como suporte. As aulas oferecem diferentes níveis de força, flexibilidade e cardio, e também são focadas na observação da mente. 

Yue Float, cúpula de flutuação em Londres
Yue Float, cúpula de flutuação em Londres (Reprodução)

Yue Float: flutuar para relaxar

Imerso na agitação de Londres, o Yue Float proporciona um momento de relaxamento profundo que simboliza de forma inusitada a busca por bem-estar e qualidade de vida. Com um tanque de flutuação que reproduz os efeitos do Mar Morto, esse pequeno santuário de serenidade faz com que o corpo experimente a sensação de se libertar da força gravitacional.

Segundo o Yue Float, as visitas frequentes às cápsulas de flutuação ajudam a acalmar o sistema nervoso e a aliviar dores e tensão. Também favorecem o pensamento criativo e a capacidade de lidar com problemas. Além dos tanques, o estabelecimento ainda tem saunas e tratamentos com luz e massagens. 

Compartilhe

13:20:NEWS
NO SEU E-MAIL

Inscreva-se e receba novidades!

Entre em contato com o 13:20:HUB